Amigos Cadastrados

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

NASCER DE NOVO PARA VER E ENTRAR

NOVO NASCIMENTO

João 3:1-12

Não é por acaso o encontro de Jesus com um dos príncipes dos judeus, um dos homens de grande reputação entre os fariseus, um momento que marcou o que conhecemos como novo nascimento.

O modelo de uma falsa religião estava diante do mestre, perplexo e admirado pelos seus milagres e feitos, mas incrédulo quanto a sua verdade.

No v12 JESUS afirma a Nicodemos que eles não creram em sua palavra, nem no que diz respeito as coisas terrestres, nem celestiais. Nicodemos não representa um grupo de pessoas SALVAS E ALIENADAS, antes um grupo de PESSOAS PRESAS E ENGANADAS POR FALSAS DOUTRINAS.

Jesus mostrou para Nicodemos que ele precisava nascer de novo para poder ver o que Ele estava manifestando, que não se tratava apenas de alguns milagres, mas de um Reino que estava sendo estabelecido e manifesto.

Jesus SALVA com um único propósito, nos fazer HERDEIROS. Entretanto nossa passividade pode significar a reprovação quanto a capacidade de estar sobre esta herança. O que é importante ressaltar que ser achado incapaz, conforme Gl 4:1 não significa estar CONDENADO.

Todo aquele que crê em JESUS, em sua palavra, não está condenado, pelo contrário, somos salvos por crer em nosso coração.

É algo óbvio que ninguém pode ser salvo estando morto para Deus, mas o fato de estar vivo para Ele através do NOVO NASCIMENTO, DO SER NOVA CRIATURA, não significa que amadurecemos ao ponto de nos tornarmos aptos para estar sobre os negócios de nosso pai, existe um processo para sermos achados desta forma.

A SALVAÇÃO NÃO SE TRATA DE UMA LEMBRANCINHA DE CASAMENTO, É O PRÓPRIO PEDIDO EM CASAMENTO.

Este novo nascimento acontece de forma sobrenatural pela ÁGUA E PELO ESPIRITO, uma ação direta e sobrenatural da PALAVRA e do ESPIRITO SANTO que da vida ao que estava morto.

Em Tito 3:4-7 vemos também esta ação segundo a graça de Deus, da lavagem pela palavra que nos regenera e da renovação do Espirito, com a finalidade de salvar e tornar o que era uma velha criatura em alguém salvo e herdeiro.

Tudo se fez novo quando somos gerados pela sua PALAVRA, não um crer meramente intelectual, mas um crer de todo coração que pode mudar nossa raiz. 1 Pedro 1:22-23

Não se trata de algo mágico, é a mudança de NOSSA CONDIÇÃO.

Em 1 João 3:7-10 conseguimos compreender o que realmente aconteceu com aquele que Nasceu de Novo, que foi regenerado pela Palavra e Renovado pelo Espirito, este não pode praticar qualquer tipo de pecado, pois a semente que ele carregá é divina. Este não poder não deve ser compreendido como simplesmente uma proibição, mas uma evidência. O que ele carrega tem o poder e habilidade para produzir e gerar segundo um novo padrão e modelo, o pecado se trata se um acidente e não uma prática onde anteriormente gerava para a morte e satisfazia a vontade do diabo.

Toda velha criatura satisfaz a vontade de seu pai, o diabo, gerando e produzindo pela prática do pecado. Mas o ser nova criatura o coloca em um novo ambiente.

O desafio agora não é não pecar, mas o ver e entrar no REINO DE DEUS, de crescer como filho e amadurecer como herdeiro. Gl 4:1

Romanos 6:2-8 se morremos com Cristo viveremos com Ele, e se realmente isto aconteceu precisamos andar em novidade de vida.

Romanos 8:8-9 fala sobre o Espirito estar em nós, e se Ele está em nós somos dele, caso contrário ainda estaremos sob a tutela de um outro.

Romanos 8:13 traz o risco de perdermos o que em nós foi gerado. Paulo falando para os crentes que estavam vivendo esta nova realidade afirma que eles precisavam cuidar de "como iriam viver" e "quem iriam satisfazer", no verso 15 do mesmo capítulo fica evidente que ele está falando com aqueles que receberam o Espirito de Deus, e agora estão livres da velha condição de escravos, mas precisam amadurecer para não viverem segundo escravos, mesmo sendo livres. Caso isso viesse acontecer poderiam morrer.

2 Timóteo 2:11-13 ressalta os estágios que podemos viver com Cristo, de morrer com ele até o negar. Existe um processo e precisamos compreender. Percebemos também a diferença de viver com Cristo e Reinar com Ele, novamente fazendo mensão a um processo e distinção das condições em que os filhos serão achados.

NASCEMOS DE NOVO para termos a capacidade de começar a enxergar algo, porém se trata se uma visão que é progressiva, que seu campo visual pode se ampliar cada vez mais.

Em João 3 JESUS deixa claro a diferença entre seu modelo de sacerdócio e o modelo que Nicodemos representava. Jesus falava do que sabia e testificava do que estava vendo, ao passo que Nicodemos e os demais fariseus falavam do que não compreendiam. Existe muito mais e precisamos ver, está é a finalidade do Novo Nascimento, foi para isso que fomos salvos, para ver e entrar...

Em Ezequiel 47 o Senhor conduz o profeta a uma nova experiência, de caminhar pelas aguas que iam crescendo e se tornando profundas a medida que caminhava e obedecia até não conseguir avançar mais com seus próprios recursos e precisar então ser levado. Esta mensagem profética fala das águas que sairiam do verdadeiro templo, fazendo menção das águas que saíram do Senhor quando estava na cruz e um de seus carrascos o perfurou com uma lança, estas águas falam de um novo ambiente e padrão para o sacerdócio, que seriam alimento e remédio para todas as nações, cumprindo assim a vontade de Deus, a medida que cresciam em obediência até serem totalmente conduzidos pelo Espirito, fechando com o que JESUS disse para Nicodemos:

"O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem e nem para onde vai, assim é todo aquele que é nascido do Espirito"

Ezequiel 47:12 fala da característica dos crentes que seguirem crescendo do processo de serem guiados pelo Espirito, se tornando como árvores plantadas junto ao ribeiro de águas, que a seu tempo frutificam e sua folhas nunca caem. E quando vier o sol, o calor intenso das provações e tribulações, continuarão produzindo e servindo as nações, pois vivem agora em novidade de vida pois suas raízes estão voltadas para este rio.

Ezequiel viu a nascente desta fonte, que saia debaixo da porta do templo, mas até ver e compreender onde e no que se tornaria precisou caminhar e obedecer ao Senhor que o conduzia. Assim somos nós, fomos salvos e nascemos de novo para poder ver algo, e seguir avançando, e a medida que as águas se tornam mais profundas significa que estamos compreendendo e amadurecendo, obedecendo e sendo guiados pelo Espirito, até chegar ao ponto CRUCIAL onde o profeta foi questionado: "VISTE, FILHO DO HOMEM?"

O Espirito deseja nos atrair até este lugar onde nossa visão alcançará onde Deus deseja nos plantar, era um grande imenso rio que dava vida a tudo que tocava, sarava as águas mortas. Dali em diante o profeta não conseguiria avançar com seus próprios recursos e precisou ser totalmente guiado e levado, ELE ESTAVA ENTRANDO NO LUGAR ONDE DEUS QUERIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário