Amigos Cadastrados

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CRISES EMOCIONAIS NA LIDERANÇA


Perceba ao ler os versículos abaixo, a crise que alguns homens de Deus, assim como nós, enfrentaram durante a vida e ministério:
“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.” Tiago 5:17
  
“Eis que ensinaste a muitos e esforçaste as mãos fracas. As tuas palavras levantaram os que tropeçavam, e os joelhos desfalecentes fortificaste. Mas agora a ti te vem, e te enfadas, e, tocando-te a ti, te perturbas.”  Jó 4:3-5

“E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os seus profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço.” 1Rs 19:1-3


Nós todos passamos e podemos passar por crises!


A crise de Elias não era falta de resultado. Ele sozinho destruiu a idolatria em uma nação, não era falta do poder, não era estresse físico, nem falta de intimidade com Deus. A crise de Elias era emocional! Um homem com tantos feitos lançou-se na lona.

Quando Elias começa a dizer: Eu não sou melhor do que os meus pais! Neste momento você entra em crise porque você entende que os mesmos problemas que afetaram as antigas gerações também estão tocando você.

Elias tinha uma expectativa de ser melhor do que uma geração que o antecedeu. Ele não estava sabendo lidar com seus sentimentos.

- Você não pode ter medo de lidar com a sua fraqueza.

Por isso ele deixa seu moço e vai se isolar numa caverna.  Neste momento a fadiga se torna evidente e a fé enfraquece.

- A impaciência é filha do cansaço e a ansiedade é filha da impaciência.
- Pessoas cansadas são menos cuidadosas. Perdemos o discernimento, o reflexo, e vive tapando furos.
- Você precisa humanizar o seu ministério e deixar as pessoas perceberem que você é humano.

“Porque assim diz o Senhor Jeová, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousares, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança, estaria a vossa força, mas não a quisestes.” Isaías 30:15


- No sossego e na confiança está a vossa força.
- Tomar decisões baseados nas circunstâncias temporárias e não em convicção de uma revelação, você aumenta o seu problema e dramatiza suas lutas.

Você acha que quando Elias pediu pra morrer ele realmente queria isso. Na verdade ele hiper valorizou a dor porque ele precisava de atenção divina. Se ele realmente quisesse morrer teria ficado com Jezabel e permitido que ela o assassinasse.

- A falta de relacionamento humano te deixa vulnerável.

- Números 11: 14-16 Desejando a morte!

“Eu sozinho não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim. E, se assim fazes comigo, mata-me, eu to peço, se tenho achado graça aos teus olhos; e não me deixes ver o meu mal.”


- Quando você está sozinho, você fica ansioso, e isso lhe causa uma perturbação das coisas que ainda vão acontecer.
- As pessoas estão dopadas vendo a vida passar. O que mais tem sido comercializado hoje são medicamentos para controlar a depressão.
- Você não resolve os problemas ignorando-os ou se fixando neles.
- Você não pode controlar o que está de fora mas pode controlar o que está dentro de você.
- Atribulados mas jamais angustiados. Podemos ter muitos problemas externos, mas preservamos o que Deus estabeleceu dentro de nós.
- Pessoas dominadas pelo medo ficam onde se sentem seguras.
- No mundo não existe segurança apenas oportunidade.
- Não podemos ter a Síndrome de Elias.


A crise do lado de fora é circunstancial, mas a crise do lado de dentro é emocional.


- A crise interior tira os olhos de Jesus e coloca os olhos no problema.
- Responsabilidade é a junção de duas palavras: Responsa é a resposta e bilidade vem de ser ábil. É a sua habilidade em resposta a uma situação contrária.
- Por isso Cristo disse que o pior não é aquilo que entra mais é aquilo que sai da boca do homem.
- Precisamos aprender a administrar nossos sentimentos.
- Elias estava tão cansado que nem concluiu a carreira proposta. Deus lhe ordenou que ungisse 3 pessoas e ele acabou deixando a sua capa sobre Eliseu para que desse continuidade ao propósito.
- Se nós não vencermos nossas crises emocionais vamos deixar outras pessoas tomarem a frente daquilo que Deus tinha para nossas vidas.
- Não se compare, porque a admiração é o início da inveja, muitas vezes vimos ministérios fluírem, crescerem e romperem em Deus, mas nos colocamos em posição de comparação. Isso destrói a gratidão e entristece o coração.

No capítulo dois do livro de Daniel, Nabucodonosor queria concorrer com o propósito. Ele criou estratégias para mostrar que era todo de ouro. Sabendo que somente a cabeça do Reino era de ouro, ele não conformou com a visão realista e desiludida que Deus tinha a seu respeito. Não aceitando sua posição, ele construiu uma estátua para mostrar que ele podia mais do que os demais reinos vizinhos e inimigos.

- Somos como um tanque. Se estivermos alimentando mais do que recebendo combustível entramos num quadro de esgotamento.

- É preciso fazer um balanço e avaliar se as coisas que lhe preenchem estão se acabando e você está se esgotando liberando mais com agendas, telefones, aconselhamentos, compromissos.

Elias foi dormir porque estava em crise. Apesar de o Anjo do Senhor lhe dar instruções ele continua dormindo e lhe disse: Come e bebe porque é longa a TUA caminhada. Era a escolha que ele teve de se esconder, parar e fugir porque estava em crise. Antes ele recebera a instrução divina: Volta pelo TEU caminho. Ele retorna sob a sua mais absoluta responsabilidade.

- O caminho que escolhemos, quando contrário a vontade de Deus, será longo e árduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário