Amigos Cadastrados

sábado, 5 de março de 2011

Estamos vivendo uma crise de liderança?

“Liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de lavá-lo a atingir metas de permanente benefício que atendam as necessidades reais do grupo.” John Haggai
 “Liderança é influência” John C. Maxwell
 “Remova. Por alguns momentos, as questões morais que a embasam, e temos apenas uma definição disponível: liderança é a habilidade de conseguir seguidores.” James C. Georges
 Liderança não é você conquistar um título, você pode até fazê-lo, mas não exercer liderança. O líder pode exercer seu papel mesmo sem ter um título ou uma posição. O líder terá discípulos, independente da posição que estiver ocupando.
Liderança é entrar, de forma positiva ou negativa, no curso da vida de outras pessoas, despertando através de suas ações e reações o interesse pelo relacionamento e comprometimento interpessoal.
-         Liderança Negativa = Líder preservando sua vida
-         Liderança Positiva = Líder determinado a morrer
-         Liderança Negativa: Seus seguidores buscam benefícios que lhes são oferecidos pelos seus lideres.
-         Liderança Positiva: Seus seguidores buscam o que seus lideres são.
 Se prestarmos atenção no panorama da liderança contemporânea, infelizmente, faremos a seguinte pergunta:
 Estamos vivendo uma crise de liderança?
 É evidente que um dos maiores clamores que temos hoje em nossa sociedade é por líderes, por referencias que possam ser seguidas. Em todos os níveis de nossa sociedade enfrentamos uma crise de liderança, seja política, espiritual ou familiar.
O diagnóstico da crise em meio a liderança, em todos os segmentos, dá-se talvez pelo fato dos homens estarem se apresentando como “grandes homens”, porém, de pequeno caráter e integridade.
Com certeza, percebemos muito discurso, mas pouca prática. O diagnóstico político parece ter invadido nossas igrejas. Quando ouvimos algumas pregações, sejam em púlpitos ou em conversas informais, descobrimos que muitas delas não passam de interesse pessoal e proselitismo; há momentos que parece estarmos vivendo uma campanha, onde somos adversários e não parceiros.
 “É necessário termos homens transformados, para podermos ter uma transformação na liderança!”
“Se não houver transformação, aumentará o nível de corrupção.”
 -         Corrupto: É o individuo que tira a forma, que corrompe, que altera e destrói o correto, que não se importa com princípios e valores.
 Se lermos o que esta escrito em 1 Pe 5:2-3, vemos Deus exortando aos líderes que cuidem e sirvam de exemplo ao povo, chamado herança de Deus, e não dominem sobre eles, mas lhes sirvam voluntariamente. Não motivados por ganância, de conquistarem vantagens para si mesmos, mas pensando nas pessoas que Deus estava colocando aos seus cuidados.
“Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.”
E em nossa vida? Estamos enfrentando algo semelhante? Vamos ajudar a responder. Se estamos num ambiente de condenação, em que conseguimos identificar o problema nos outros e ao mesmo tempo julgá-los, muito provavelmente estamos envolvidos com o mesmo problema. Mas se você sair do ambiente de condenação, e passar para o local de transformação, primeiramente pessoal, você estará assumindo uma nova postura.
A maioria consegue identificar o problema, mas não oferece nenhuma solução, e nem está disponível para isso.
Se nossos olhos clínicos estiverem voltados para fora e não para dentro de nós, ainda não estamos sendo transformados. Só alguém que está sendo transformado será um agente de transformação.
Nós podemos até ensinar coisas que nós mesmos não somos, mas iremos reproduzir somente aquilo que temos vivido, quer benção ou maldição.
Podemos facilmente apontar alguns desvios no comportamento e ética de muitos líderes:
-  Egocentrismo, servindo seu próprio ventre.
- Manipulação.
- Comportamento político, agindo para manter o bom relacionamento, desprezando princípios e valores.
- Abuso de autoridade.
- Ditadura e opressão, imposição e coação.
- Falta de integridade.
Desvios de comportamento como estes têm levantado uma geração cansada, incrédula, desconfiada e ao mesmo tempo extremamente carente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário