Amigos Cadastrados

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O DIFÍCIL EXERCÍCIO DA DISCIPLINA E CORREÇÃO


O dificil EXERCÍCIO da disciplina e correção

Disciplina e Correção trata-se de um dos maiores desafios que esta geração de PAIS está enfrentando. O desespero e lágrimas tem servido como combustível para uma busca ou um regresso às verdades bíblicas.

Hb 12:4-13
Ora, na vossa luta contra o pecado , ainda não tendes resistido até ao sangue 5 e estais esquecidos da exortação que , como a filhos , discorre convosco : Filho meu , não menosprezes a correção que vem do Senhor , nem desmaies quando por ele és reprovado ; 6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe . 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos ); pois que filho há que o pai não corrige ? 8 Mas , se estais sem correção , de que todos se têm tornado participantes , logo , sois bastardos e não filhos . 9 Além disso , tínhamos os nossos pais segundo a carne , que nos corrigiam , e os respeitávamos ; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e , então, viveremos ? 10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo , segundo melhor lhes parecia ; Deus, porém , nos disciplina para aproveitamento , a fim de sermos participantes da sua santidade . 11 Toda disciplina , com efeito , no momento não parece ser motivo de alegria , mas de tristeza ; ao depois , entretanto , produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados , fruto de justiça . 12 Por isso , restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos ; 13 e fazei caminhos retos para os pés , para que não se extravie o que é manco ; antes , seja curado.

DISCIPLINA E CORREÇÃO trata-se de uma luta contra o pecado.

O texto está entre duas pericopes, trechos da palavra. Onde a primeira fala para atentarmos para o modelo de Cristo que seguiu e completou sua carreira olhando para a ALEGRIA QUE LHE ESTAVA PROPOSTA.

E depois fala da paz com todos e santidade pela qual os filhos verão a Deus, o PAI. Fala da promessa que não deve ser negociada.

Antes e depois são mencionadas nossa PROMESSA, e a exortação para não nos embaraçarmos com nada que nos faça perder o que a nós foi preparado.

DISCIPLINA E CORREÇÃO É UM TREINAMENTO.

Importante: Os resultados não são imediatos.
Trata-se de arrancar algo e semear outra semente, até que brote e manifeste sua nova natureza, há um tempo.

É indispensável PACIÊNCIA

A paciência de um Pai é forjada na tribulação, que pelo seu continuo exercício, repetição, irá gerar esperança, que trata-se de antecipar com prazer algo que não podemos ver naturalmente. Rm 5:3-4

No periodo de disciplina e correção não são apenas nossos filhos que estão sendo aperfeiçoados. É UMA ESCOLA PARA TODA FAMILIA.

V6 - O Senhor TREINA AS CRIANÇAS QUE AMA, e FUSTIGA COM VARA todo aquele que recebe como FILHOS LEGÍTIMOS.

V7 - E para disciplina que perseverais... todo o treino e educação infantil (que diz respeito ao preparo de mente e moralidade, é empregado para este propósito ora ordens e admoestações, ora repreensão e punição).

V7 - NÃO EXISTE FILHO QUE NÃO SEJA CORRIGIDO.
Caso haja criança sem correção, trata-se de um bastardo, um ilegítimo.

Todo pai que não corrige e disciplina sua criança, o mantém na ilegitimidade.

Ilegitimidade trata-se de um problema de identidade, de auto conhecimento, de propósito, de destino.

V9 - CORRIGIR E DISCIPLINAR é gerar submissão natural e espiritual, que consiste em VIDA.

V10 - a disciplina é para nosso aproveitamento: para sermos levados juntamente com ele, afim de sermos participantes: fazer parte de uma nova realidade, para desfrutar de um nível de vida elevado, a sua santidade.

V11 - Fala dos frutos que são gerados por aqueles que são exercitados pela disciplina e correção.

Faz menção a um VIGOROSO TREINAMENTO DE ATLETA, para gerar fruto de PAZ (filhos que amam a paz, serenos) e JUSTIÇA (tornar o filho aquilo que ele realmente deve ser), trazer a realidade sua real identidade.

Em Hb 12:1 o autor pede para que CORRAMOS A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA. Para isso é preciso muito preparo e dedicação.

V12-13 - Pelo vigoroso e rigoroso treinamento, Deus nos chama a um renovo, ao restabelecimento das mãos cansadas e exaustas, e dos joelhos vacilantes e enfraquecidos.

Deus promete restaurar a força dos que são exercitados pela DISCIPLINA O CORREÇÃO.

DISCIPLINA E CORREÇÃO são a ESCOLA DE VENCEDORES.

Disciplina e correção restabelece:

Paz, um pacificador.
Justiça, ser o que realmente foi destinado a ser.
Identidade de filho, legitimidade.
Preparação para completar a carreira que estava proposta.
Renovação das forças, das mãos cansadas e dos joelhos enfraquecidos.
Conduta moral refinada.
Purificação.
Companheiros de Deus.
Participantes da mesa, da refeição do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário