Amigos Cadastrados

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Mistério da GRATIDÃO


Filipenses 4:11-13
11 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
12 - Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Assim como o Pai tem me ensinado, tenho gastado-me em ensinar à minhas filhas e ao corpo de Cristo o segredo da gratidão.

A gratidão é muito mais do que palavras que possam expressar nosso contentamento momentâneo, trata-se de um estado de espírito, um lugar que você alcança, um estilo de vida, resultado de uma pessoa que você conhece.

Tenho visto muitas pessoas experimentando pequenas particulas do que chamamos de gratidão, quando vivem algo excelente ou ganham algo que lhes causa prazer. Mas gratidão vai além disso, muito além…

Gratidão podemos dizer que é a irmã mais velha do contentamento, estes atributos dizem não à seus opositores, as doenças que têm escravizado milhares e milhares de pessoas em nossos dias: a ansiedade, o descontentamento, a insatisfação, a murmuração, e a superficialidade.

A gratidão além de te proteger contra estas doenças pós-modernas, que têm suas raízes lançadas a séculos atrás, pois não é de hoje que homens e mulheres têm se destruído movido por estes sentimentos.

Gratidão é muito mais do que um sentimento, é uma base sólida, é algo profundo que se desenvolve através de um relacionamento com aquele que é a Satisfação em Pessoa, Jesus Cristo, aquele que se realizava numa pessoa, e não em coisas.

GRATIDÃO É LIBERADA ATRAVÉS DA PATERNIDADE DE DEUS.

Gratidão nos leva além do conhecimento de um Deus que é provedor, pois a primeira coisa que pensamos é “o que vamos ganhar com isso”, no tempo que deveriamos pensar “o que vamos deixar de receber”. Ela nos revela o cuidado de Deus, pois este atributo vem antes da provisão.

Antes da provisão, de recebermos algo, precisamos compreender o cuidado de Deus, pois este é o seu objetivo, cuidar dos seus filhos, os conduzir de volta à casa, à eternidade, e não simplesmente nos fornecer de presentes e benção a todos os momentos.

GRATIDÃO DESTRÓI O EVANGELHO DA PROSPERIDADE, E FORTALECE O EVANGELHO DA CRUZ.

Nos versículos de Filipenses 4:11-13, vemos o contentamento sobrenatural do Apostolo Paulo. Certamente se o povo de Isarel e muitos tivessem entrado neste lugar, não teriam morrido no deserto.

Paulo sabia ao mesmo tempo saborear um deliciosa picanha, ao passo que havia dias que teria que comer apenas pão, ou ficar em pleno jejum.

A GRATIDÃO TE DÁ CAPACIDADE DE ENFRENTAR OBSTÁCULOS.

A GRATIDÃO TE HABILITA PARA ENFRENTAR A DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS.

Outra situação que a gratidão destrava em nós é a liberdade e a capacidade de prosseguirmos no processo de crescimento e maturidade, visto que o que paraliza, atrofia e deixa o homem inerte, é a murmuração e o descontentamento.

A GRATIDÃO TE LEVA ALÉM.

Talvez uma das afirmações mais lindas e profundas do apóstolo Paulo tenha sido esta: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

Notem que Paulo conhecia quem o fortalecia. Uma pessoa para viver neste lugar, para ser uma pessoa realmente grata, precisa conhecer a Deus, que permite vivermos um grau de contentamento que vai além da lógica, é sobrenatural.

A GRATIDÃO É RESULTADO DO CONHECIMENTO DE DEUS.

A GRATIDÃO FORTALECE A FÉ E AMPLIA NOSSAS EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADES.

Além de ser fruto deste conhecimento, a gratidão mantém este relacionamento sério e ao mesmo tempo maravilhoso. Nunca vi alguém ingrato e murmurador na bíblia que tenha estado ao lado do Senhor e permanecido neste lugar por muito tempo.

A GRATIDÃO GARANTE A ORDEM DE PRIORIDADE EM NOSSA VIDA.

A gratidão faz lembrarmos todos os dias de tudo que o Senhor nos fez, move-nos a falar sobre isso, propaga o contentamento da maior graça que recebemos, e mantém o Senhor em primeiro lugar na ordem de prioridades.

Nunca veremos uma pessoa ingrata ou murmuradora que esteja amando o Senhor acima de todas as coisas.

Por fim, agradeçam sempre, prossigam em conhecer e experimentar a pessoa de Deus e o seu cuidado, que é o maior combustível de nosso contentamento, e todas as outras coisas serão acrescentadas a seu tempo.

Lembre-se, que o o contrário a gratidão, foi que moveu as ações e decisões dos dois filhos na história do “Filho pródigo”. Tanto o que saiu pedindo sua herança, como o que ficou em casa trabalhando sem desfrutar do que estava a sua disposição, foram movidos pelo descontentamento.

O DESCONTENTAMENTO TIRA NOSSA HABILIDADE DE VER E COMPREENDER.

Obrigado Senhor pelas coisas mais simples e singelas que têm nos cercado, pelo teu cuidado invisível e sobrenatural, pelo amor, por você. Agradeço pela esposa, filhas, família, amigos, ministério, igreja, ou seja, por tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário