Amigos Cadastrados

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ética Cristã


Precisamos diferenciar, eficiência de Caráter. Hoje percebemos o quanto temos valorizado a habilidade humana, mas não exigindo ética em sua execução.

Podemos ser eficientes, produzir grandes resultados, alcançar metas, mas ainda assim não sermos éticos segundo os padrões do Reino.

Nossa ética precisa e deve ser moldada pelo Senhor, transformada a medida que nos entregamos a Ele.

EM TEMPO DE TAMANHA RELATIVIZAÇÃO DE TODAS AS COISAS, TALVEZ O MELHOR SIGNIFICADO PARA INTEGRIDADE SERIA “MORAL E ÉTICA FIEL AO CARÁTER”
  
ÉTICA:

A palavra “ética” vem do grego ethos e se refere aos costumes ou práticas que são aprovados por uma cultura. A ética é a ciência da moral ou dos valores e tem a ver com as normas sob as quais o indivíduo e a sociedade vivem. Essas normas podem variar grandemente de uma cultura para outra e dependem da fonte de autoridade que lhes serve de fundamento.

O MUNDO TENTA APROVAR OUTROS VALORES E PRINCIPIOS ENTRE OS HOMENS, PARA ASSIM CORROMPER CADA VEZ MAIS SUA MORAL E ÉTICA.

A ética cristã tem elementos distintivos em relação a outros sistemas.

A nossa palavra "ética" vem do grego eqikh, que significa um hábito, costume ou rito. Com o tempo, passou a designar qualquer conjunto de princípios ideais da conduta humana, as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros de uma sociedade.

Ética é o conjunto de valores ou padrão pelo qual uma pessoa entende o que seja certo ou errado e toma decisões. 

E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.Ezequiel 44:23

Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.Hebreus 5:14

Não é um conjunto de regras pelas quais os homens poderão chegar a Deus – mas é a norma de conduta pela qual poderá agradar a Deus que já o redimiu.
Augusto Nicodemos

Veja o que diz o dicionário:

Ética (PRINCIPIOS E VALORES)
é.ti.ca
sf (gr ethiké) 1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2 Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício.

Caráter (CARACTERÍSTICAS DO SER HUMANO, IMAGEM)
caracteres somáticos adquiridos pelo indivíduo sob a ação de fatores ambientais

moral (COMPORTAMENTO)
mo.ral
adj (lat morale) 1 Relativo à moralidade, aos bons costumes.

O PERIGO DA EVOLUÇÃO DA CULTURA:
A MEDIDA QUE A MORAL É ALTERADA, A INTEGRIDADE SOFRE MUDANÇAS, VISTO QUE INTEGRIDADE É AQUELE QUE É MORALMENTE CORRETO.


PRIMEIRO O CARÁTER É CONSTRUÍDO (SOB FORTE INFLUÊNCIA DE UM CONTEXTO PREDOMINANTE) >>> É CONSTRUÍDO UMA ÉTICA (CONJUNTO DE PRINCIPIOS E VALORES QUE REGERÃO A VIDA – PENSAMENTOS E PRÁTICAS) INFLUENCIA DE TODOS OS MEIOS >>> DO CARÁTER E ÉTICA SERÁ GERADO A MORAL DO INDIVÍDUO (SEU PADRÃO DE CONDUTA)

RELATIVISAR ISTO SIGNIFICA CORROMPER OS PADRÕES, QUALQUER UM PODE SER ACHADO INTEGRO DIANTE DESTA SOCIEDADE.

Alguns estudiosos do assunto geralmente agrupam as alternativas éticas de acordo com o seu princípio orientador fundamental. As principais são: humanística, natural e religiosa.


QUAL A FONTE PREDOMINANDE NA CONSTRUÇÃO DESSE AGRUPAMENTO DE PRINCIPIOS E VALORES QUE CORDENAM NOSSA CONDUTA?

NOSSA CONDUTA REFLETE OS PRINCIPIOS E VALORES DO MUNDO OU DO REINO DE DEUS?

O RELATIVISMO O TORNA INTEGRO EM RELAÇÃO A FONTE PREDOMINANTE, O SEU ORIENTADOR FUNDAMENTAL.

A ÉTICA CRISTÃ SE DETERMINA PELA CONDUTA DIVINA, OU SEJA, É PRECISO CONHECE-LO, OU REDESCROBI-LO, UMA VEZ QUE ENTENDEMOS QUE O HOMEM VEM DE UM ESTADO DE SEPARAÇÃO.


A ética é importante para a vida diária do cristão. A cada momento precisamos tomar decisões que afetam a outros e a nós mesmos.

SUA ÉTICA O AJUDARÁ A ENCHERGAR AS COISAS NUMA PERSPECTIVA DIVINA, E NÃO MERAMENTE HUMANA.

SE SABEMOS DESTAS PRÁTICAS E COSTUMES QUE SÃO NATURAIS DO REINO DE DEUS, ENTÃO ELAS NOS AJUDARÃO A PERCEBER O QUANTO ESTAMOS DISTANTES  DOS ALVOS DO SENHOR PARA NOSSA PRÓPRIA VIDA.

SE NOSSA ÉTICA É BASEADA EM NOSSA SOCIEDADE E NO MUNDO, ENTÃO TEREMOS A TENDÊNCIA DE VIVER DISPLICENTES AOS PADRÕES DIVINOS E DA SUA PALAVRA.

EXEMPLO:
POSSO ERRAR DIANTE DO REINO, MAS DIANTE DO MUNDO ESTÁ TUDO BEM. POSSO FAZER AQUILO QUE É LICITO PARA O MUNDO, MAS QUE NÃO CONVÉM PARA UM CIDADÃO DO REINO.

A totalidade do dever social e moral do ser humano, pode ser conhecida nas palavras de Jesus: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... e amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mt 22, 37 e 39)


1. A ÉTICA DO ANTIGO TESTAMENTO

1.1  O caráter ético de Deus
A religião dos judeus tem sido descrita como “monoteísmo ético”. O Velho Testamento fala da existência de um único DEUS, o criador e Senhor de todas as coisas. Esse Deus é pessoal e tem um caráter positivo, não negativo ou neutro. Esse caráter se revela em seus atributos morais. Deus é Santo (Lv 11, 45; Sl 99, 9), justo (Sl 11, 7; 145, 17), verdadeiro (Sl 119, 160; Is 45, 19), misericordioso (Sl 103, 8; Is 55, 7), fiel (Dt 7, 9; Sl 33, 4).

1.2  A natureza moral do homem
A Escritura afirma que Deus criou o ser humano à sua semelhança (Gn 1, 26-27). Isso significa que o homem partilha, ainda que de modo limitado, do caráter moral de seu Criador. Embora o pecado haja distorcido essa imagem divina no ser humano, não a destruiu totalmente. Deus requer uma conduta ética das suas criaturas: “Sede santos porque eu sou santo” (Lv 19, 2; 20, 26).



2. A ÉTICA DO NOVO TESTAMENTO

1. A ética do Novo Testamento não contrasta com a do Antigo, mas nele se fundamenta. Jesus e os Apóstolos desenvolvem e aprofundam princípios e temas que já estavam presentes nas Escrituras Hebraicas, dando também algumas ênfases novas.

2. A ética de Jesus: a ética de Jesus está contida nos seus ensinos e é ilustrada pela sua vida. O tema central da mensagem de Jesus é o conceito do “reino de Deus”. Esse reino expressa uma nova realidade em que a vontade de Deus é reconhecida e aceita em todas as áreas. Jesus não apenas ensinou os valores do reino, mas os exemplificou com a vida e o seu exemplo.

3. O Sermão da Montanha: uma das melhores sínteses da ética de Jesus está contida no Sermão da Montanha (Mateus Caps. 5 a 7). Os seus discípulos (os Filhos do Reino) devem caracterizar-se pela humildade, mansidão, misericórdia, integridade, busca da justiça e da paz, pelo perdão, pela veracidade, pela generosidade e acima de tudo pelo amor. A moralidade deve ser tanto externa como interna (sentimentos, intenções): Mt 5, 28. A fonte do mal está no coração: Mc 7, 21-23.

4. A vontade de Deus: Jesus acentua que a vontade ou o propósito de Deus é o valor supremo. Vemos isso, por exemplo, em Mt 19, 3-6. O maior pecado do ser humano é o amor próprio, o egocentrismo (Lc 12, 13-21; 17, 33). Daí a ênfase nos dois grandes mandamentos que sintetizam toda a lei: Mt 22, 37-40. Outro princípio importante é a famosa “regra de ouro”: Mt 7, 12.

5. A ética de Paulo: Paulo baseia toda a sua ética na realidade da redenção em Cristo. Sua expressão característica é “em Cristo” (II Co 5, 17; Gl 2, 20; 3, 28; Fp 4, 1). Somente por estar em Cristo e viver em Cristo, profundamente unido a Ele pela fé, o cristão pode agora viver uma nova vida, dinamizado pelo Espírito de Cristo. Todavia, o cristão não alcançou ainda a plenitude, que virá com a consumação de todas as coisas. Ele vive entre dois tempos: o “já” e o “ainda não”.


Alternativas Éticas 

Cada um de nós tem uma ética. Cada um de nós, por mais influenciado que seja pelo relativismo e pelo pluralismo de nossos dias, tem um sistema de valores interno que consulta (nem sempre, a julgar pela incoerência de nossas decisões...!) no processo de fazer escolhas. Nem sempre estamos conscientes dos valores que compõem esse sistema, mas eles estão lá, influenciando decisivamente nossas opções.


QUAL A FONTE PREDOMINANDE NA CONSTRUÇÃO DESSE AGRUPAMENTO DE PRINCIPIOS E VALORES QUE CORDENAM NOSSA CONDUTA?

NOSSA CONDUTA REFLETE OS PRINCIPIOS E VALORES DO MUNDO OU DO REINO DE DEUS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário