Amigos Cadastrados

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Antes de ser um líder, precisamos ser liderados aprovados


Hoje vemos o desejo comum de se tornar um novo líder, alcançar uma nova posição, conquistar um título, ou, simplesmente, ser promovido. Porém, esquecemos que o caminho para a conquista é exatamente o serviço.
Você precisa servir alguém. “Você só pode ser promovido por alguém que um dia tenha servido... O caminho mais rápido para as recamaras dos reis é através dos aposentos dos servos.” Mike Murdock

Esta, talvez, seja uma das mais importantes escolas que um líder deve passar, desenvolvendo habilidades e percebendo valores e princípios que permitam exercer algum tipo de liderança.
“A qualidade do servo determina a atmosfera do palácio.” Mike Murdock
A Palavra de Deus em 1 Pedro nos ensina a sermos sujeitos a todas as autoridades, em diversos níveis:
Às autoridades: 1 Pe 2:13-17ª
Sujeitai-vos, pois, a toda ordenança humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem. Por que assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, tapeis a boca à ignorância dos homens loucos; como livres e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, como servos de Deus. Honrai a todos.


Aos seus senhores: 1 Pe 2:18-20
Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao senhor, não somente ao bom e humano, mas também ao mau;  porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. Porque que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.

Vós, servos. Obedecei em tudo a vosso senhor segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Cl 3:22-24

Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes, os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta. 1 Tm 6:1-2

A escola do liderado:

- Sujeição (render-se a vontade de outro; mesmo tendo liberdade, torno-me sujeito) por amor ao Senhor
- O comportamento de honra (considerar a qualidade, virtude, ações ou qualidades de alguém; respeitar) envergonha ao homem louco
- Não usar da liberdade que Deus nos dá para dar suporte ou cobertura à comportamentos como: insubmissão, desprezo, rebeldia, retalhação, desobediência.
- A palavra de Deus não nos dá o direito de escolher se devemos ser sujeitos aos bons e não aos maus.
- É agradável a Deus que suportamos agravos pela consciência que temos para com Deus. Não que ele tenha prazer no sofrimento humano, mas o sofrimento quando suportado por amor a Ele, isto lhe é prazeroso.
- Devemos servir aos homens como servindo a Deus.
- Devemos servir com transparência e não com falsidade ou com interesses ocultos, como quem faz para alcançar objetivos que não sejam os prometidos ou permitidos.
- Existe um galardão para os que compreenderam e praticam este principio de sujeição e honra.
- Quando o senhor for crente o serviço deve ser ainda melhor, e não poderá haver desprezo, usar da liberdade dos irmãos para dar ocasião à suposto direito de privilégios e mordomias.
- Submissão (aceitação de um estado de dependência; que tornou-se sujeito a vontade ou missão de outro; reduzir-se à obediência)

Não justifique-se!
“Quando você justifica sua conduta, trava sua habilidade para mudá-la. É impossível mudar qualquer coisa que seu coração não acredite que precisa ser mudada. Esta é a arma secreta que Deus deu para os humildes... a habilidade para mudar.” Mike Murdock
A habilidade em se justificar castra nossa humildade e fortalece nosso orgulho em não reconhecer que estamos errados, em nos expormos, em reconhecer que somos vulneráveis. Impede de mudarmos e crescermos.
Muitas vezes, somos tentados a justificar nossa conduta mesmo tendo o sentimento que estamos absolutamente certos, mas percebemos que esta conduta de justificação não produzirá bons frutos e não nos levará a lugar algum, pois a justificação nem sempre convence.
- Conheça a visão na qual você está inserido
Outro importante principio na escola dos liderados, é o empenho em conhecer a organização em que está inserido, sua visão, seus valores, doutrinas e normas, departamentos, liderança, costumes, áreas em que poderá ser útil para crescimento pessoal e organizacional.
Lembre-se:
- Cave um poço, seu sucesso dependerá de sua motivação, esforço, perseverança e fé.
- Ninguém subsistirá alimentando-se por muito tempo de poços de terceiros.
- Não use pessoas como degraus em nenhuma hipótese.
- Deixe marcas positivas sempre enquanto por liderado.
- Não espere para fazer algo, sendo que já está em seu alcance.
- De preferência faça antes de ser cobrado.
- Demonstre-se sempre disposto.
- Quanto mais você conseguir compreender a visão, tanto mais longe você chegará.
- Alimente a visão.
- Nunca seja pessimista, pois este pensamento precede a ruína.
- Valorize e acredite no seu trabalho, caso contrário ninguém o fará.

2 comentários:

  1. Caríssimo Irmao:
    Fiquei feliz ao visitar seu blog. sou tambem pastor batista e tenho seu sobrenome.
    Ady Souza Tolentino.
    Moro no Amazonas

    ResponderExcluir
  2. Ady Souza Tolentino
    e-mail adilzinho@hotmail.com

    ResponderExcluir